Quem somos

O Centro Social Paroquial da Pena, também designado por C.S.P. Pena, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), integrada no tipo de Institutos e Organizações ou Instituições da Igreja Católica, como pessoa coletiva nº501829237, inscrita no registo das IPSS, sob o nº 23/82, fls.80 e verso 81 do livro das Fundações de Solidariedade Social, dedicada à educação de infância. Esta encontra-se localizada no concelho de Lisboa, na atual freguesia de Arroios, que na reforma administrativa de 2013 resultou da união das freguesias de S. Jorge de Arroios, dos Anjos e da Pena (cujo território coincidia com o da paróquia a que pertence o CSPP).

O C.S.P. Pena foi mandado construir no ano de 1970 pelo Pároco da Freguesia da Pena, mas só em 1980 é que passou a ter estatutos de personalidade jurídica e fez acordo com a Santa casa da Misericórdia de Lisboa. Atualmente depende da tutela do Ministério de Educação e Instituto da Segurança Social, I P Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa.

Missão, visão e valores

É nossa missão cooperar com as famílias e comunidade envolvente na educação e formação de crianças no âmbito socioeducativo. Pretendemos que a instituição seja cada vez mais eficiente na execução desta missão afirmando-se como uma instituição de referência no seio da nossa comunidade.

O nosso objetivo primordial é educar e formar crianças íntegras e felizes, estimulando as suas potencialidades e respeitando e valorizando a sua individualidade enquanto seres emocionais e sociais. Neste sentido, adotamos práticas educativas diversificadas que respeitam e promovem o desenvolvimento psicossocial da criança e que assentam na visão da criança enquanto promotora da sua própria aprendizagem.

Assim, os educadores devem observar, identificar e incentivar os seus conhecimentos, interesses e motivações através de uma intervenção consciente, refletida e promotora de autonomia, autoconfiança e autoestima das crianças.