Caracterização da Unidade Educativa

Berçário e Creche

Entende-se a Creche como um sistema permanente de comunicação e de relações, de socialização e individualização, capaz de oferecer à criança excelentes condições que propiciem o seu desenvolvimento integral. Um ambiente responsável pela proteção da saúde física e mental das crianças, favorecendo, entre outras, a satisfação das necessidades emocionais básicas de afetividade, de atenção, de aceitação, de descoberta, de formação do “eu” em relação ao outro e de desenvolvimento da autoestima. 

Os objetivos pedagógicos gerais que nos propomos a atingir são os seguintes: 

  1. Fomentar o desenvolvimento integral da criança, respeitando o ritmo individual de cada um, acionando capacidades afetivas e cognitivas;
  2. Promover o desenvolvimento de competências ao nível do conhecimento, gestão e demonstração de emoções, afetos e valores;
  3. Potenciar as capacidades de cooperação, autonomia e responsabilidade;
  4. Promover a identidade pessoal e social das crianças;
  5. Promover e incentivar a relação escola/família. 

Pré-escolar

A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

(Lei Quadro da Educação Pré-Escolar, Lei 5/97).

Os objetivos pedagógicos gerais que nos propomos a atingir são os seguintes:

  1. Promover o desenvolvimento pessoal, emocional e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania; 
  2. Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
  3. Despertar a curiosidade, o pensamento crítico e a vontade de aprender; 
  4. Promover a conscientização da criança de si enquanto ser social e emocional e proporcionar-lhe ferramentas para uma eficaz gestão emocional de si e dos outros;
  5. Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva;
  6. Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança; 
  7. Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança; 
  8. Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.