Caracterização da Unidade Educativa
Berçário e Creche
Entende-se a Creche como um sistema permanente de comunicação e de relações, de socialização e individualização, capaz de oferecer à criança excelentes condições que propiciem o seu desenvolvimento integral. Um ambiente responsável pela proteção da saúde física e mental das crianças, favorecendo, entre outras, a satisfação das necessidades emocionais básicas de afetividade, de atenção, de aceitação, de descoberta, de formação do “eu” em relação ao outro e de desenvolvimento da autoestima.
Os objetivos pedagógicos gerais que nos propomos a atingir são os seguintes:
- Fomentar o desenvolvimento integral da criança, respeitando o ritmo individual de cada um, acionando capacidades afetivas e cognitivas;
- Promover o desenvolvimento de competências ao nível do conhecimento, gestão e demonstração de emoções, afetos e valores;
- Potenciar as capacidades de cooperação, autonomia e responsabilidade;
- Promover a identidade pessoal e social das crianças;
- Promover e incentivar a relação escola/família.
Pré-escolar
A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da ação educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.
(Lei Quadro da Educação Pré-Escolar, Lei 5/97).
Os objetivos pedagógicos gerais que nos propomos a atingir são os seguintes:
- Promover o desenvolvimento pessoal, emocional e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspetiva de educação para a cidadania;
- Estimular o desenvolvimento global da criança no respeito pelas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diferenciadas;
- Despertar a curiosidade, o pensamento crítico e a vontade de aprender;
- Promover a conscientização da criança de si enquanto ser social e emocional e proporcionar-lhe ferramentas para uma eficaz gestão emocional de si e dos outros;
- Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva;
- Proporcionar à criança ocasiões de bem-estar e de segurança;
- Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança;
- Incentivar a participação das famílias no processo educativo e estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade.