Berçário

Como vem referido no livro Educação para bebés em Infantários:

“Desde o nascimento que os bebés e as crianças aprendem ativamente. Através das relações que estabelecem com as pessoas e das explorações dos materiais do seu mundo imediato, descobrem como se hão de deslocar; como segurar e agir sobre os objetos; e como comunicar e interagir com os pais, familiares, pares e educadores.

Como aprendizes ativos, os bebés e as crianças observam, alcançam e agarram pessoas e materiais que especialmente atraem a sua atenção. Escolhem objetos e pessoas para brincar e explorar, iniciam ações que os interessam particularmente, e respondem a vários acontecimentos que ocorrem no seu mundo. Através da combinação única de gestos, expressões faciais, barulhos e (casualmente) palavras, comunicam os seus sentimentos e ideias. Através das suas explorações, passam a confiar nos pais e nas pessoas que cuidam deles em termos de atenção, apoio e desenvolvimento das suas ações, escolhas e modos de comunicar.” Pág 11

(Jacalyn Post)

É necessário estabelecer objetivos de desenvolvimento para cada faixa etária na conquista de diversas competências para que esta aconteça de forma regular, coerente e harmoniosa de modo a que cada criança seja comparada apenas só com o seu próprio desempenho.

Objetivos Gerais:

  • Adaptar e integrar novas crianças de modo a que se sintam bem;
  • Proporcionar um ambiente calmo, seguro e acolhedor;
  • Zelar pela segurança física, higiene e alimentação da criança;
  • Respeitar o ritmo individual de cada criança;
  • Estimular a aprendizagem através de atividades lúdicas;
  • Auxiliar a criança na sua socialização (respeito pelo outro e por pequenas regras);
  • Dar resposta às necessidades básicas afetivas, cognitivas e psicomotoras da criança;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.

Na organização do ambiente educativo é necessário criar condições para uma vivência quotidiana de um clima de afeto e harmonia que seja securizante, flexível e organizada.

A sala foi organizada de forma ampla, permitindo a movimentação livre e segura das crianças e facilitando a autonomia. A sala tem de ser um lugar agradável para brincar, viver e crescer para que cada criança se organize interiormente.

A exploração e a segurança tornam-se fundamentais para o grupo que vai conhecendo e criando laços afetivos com os adultos.

Os materiais estão ao alcance das crianças beneficiando a livre escolha e exploração.

  • Berçário (4 – 12 meses)

Equipa de sala: 1 Educadora de Infância

1 Auxiliar de Educação

  • Sala Rosa (12 - 24 meses)

Equipa de Sala: 1 Educadora de Infância

1 Auxiliar de Educação