Pré-Escolar

De acordo com as OCEPE que considera, “(…) a interação entre crianças em momentos diferentes de desenvolvimento e com saberes diversos, é facilitadora do desenvolvimento e da aprendizagem.” (M.E., 1997:35) Os grupos que constituem a valência de Pré-Escolar são heterogéneos. Ou seja, são constituídos por crianças de 3, 4 e 5 anos de idade. Assim para dar resposta a estes grupos heterogéneos é fundamental ter em conta a individualidade de cada criança, respeitar as etapas de desenvolvimento em que elas se encontram, os seus ritmos próprios e acima de tudo dar resposta às suas necessidades e interesses para proporcionar um desenvolvimento global e harmonioso de cada um.

“A educação pré-escolar é um contexto de socialização em que a aprendizagem se contextualiza nas vivências relacionadas com o alargamento do meio familiar de cada criança e nas experiências relacionais proporcionadas. Este processo educativo realiza-se num determinado tempo, situa-se num espaço que dispõe de materiais diversos e implica a inserção da criança num grupo em que esta interage com outras crianças e adultos. A organização do grupo, do espaço e do tempo constituem dimensões interligadas da organização do ambiente educativo da sala. Esta organização constituiu o suporte do desenvolvimento curricular, pois as formas de interação no grupo, os materiais disponíveis e a sua organização, a distribuição e utilização do tempo são determinantes para o que as crianças podem escolher, fazer e aprender. Importa, assim, que (a equipa educativa) reflita sobre as oportunidades educativas que esse ambiente oferece, ou seja, que planeie intencionalmente essa organização e avalie o modo como contribui para a educação das crianças, introduzindo os ajustamentos e correções necessários.” (Ministério da Educação, 2016, p.24).

Pretende-se criar um ambiente educativo calmo, equilibrado e que proporcione, essencialmente, bem-estar a todas as crianças. Que predomine o gosto pela aprendizagem, curiosidade e descoberta. Onde a organização do espaço e materiais da sala seja flexível e de acordo com as necessidades do grupo pelo que, ao longo do ano letivo poderão surgir algumas alterações. As razões para as escolhas dos materiais assentam nas características do grupo, nas intenções educativas e nas finalidades educativas dos mesmos.

  • Sala Azul
(3 - 5 anos)
Equipa da Sala: 1 Educadora de Infância e 1 Auxiliar de Educação
  • Sala Arco-Íris
(3 - 5 anos)
Equipa da Sala: 1 Educadora de Infância e 1 Auxiliar de Educação